Resiliência:
Originalmente é um termo em latim que significa “ricochetear, pular de volta”. Este conceito refere-se à capacidade que alguns materiais, seres vivos e ecossistemas têm de se recuperar rapidamente. Resiliência é resistir à pressão, preservar funções fundamentais e sobretudo reagir aos problemas.
Adaptado do site de Etimologia “Origem da Palavra” e do Dicionário “Priberam”
A ARS promove a Resiliência Integral
Uma resposta ao Desenvolvimento Insustentável que se verifica, com o objectivo de evitar o seu agravamento e reverter o colapso económico, social e ambiental a que assistimos. Esta resposta é fundamental de forma a não se continuar a comprometer esta geração e de forma a salvaguardar as gerações futuras.
A ARS tem uma preocupação global, regional e local. Procuramos compreender o presente e o futuro. Relacionamos as análises da população, dos recursos, da economia, da democracia e da tecnologia, com o objectivo de promover uma rápida recuperação sócio-económica da região de Lisboa.
Outras definições importantes:
Resiliência: “Capacidade de um sistema sofrer perturbações sem colapsar para um estado qualitativo diferente que é controlado por um conjunto de processos diferentes.”
Resilience Alliance, “Resilience definition” resiliencealiance.org 2012
Desenvolvimento Sustentável: “Desenvolvimento que, preenchendo as necessidades de hoje, não compromete a capacidade das gerações futuras de verem as suas necessidades preenchidas”.
Bruntland et. al. “Our Common Future” UN / WCED 1987
Nova Economia: Prática económica centrada na reconfiguração do sistema financeiro actual, de forma a que este quantifique de forma mais eficaz aspectos de justiça social, económica e ambiental e de forma a servir efectivamente as pessoas e o planeta.”
Definição de Nova Economia [adaptado de NEF] NEF neweconomics.org 2014