ARS convidada a dar uma palestra no CEFi da Universidade Católica Portuguesa

No âmbito do seu compromisso com a Ética Aplicada e soluções progressivas de sustentabilidade, a ARS foi convidada pelo o coordenador do projecto Bernard Lonergan, do Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) da Universidade Católica Portuguesa, para dar uma palestra com o tema – “Smart Cities: Promover o sonho; evitar o pesadelo”.
As cidades inteligentes têm um enorme potencial enquanto ferramentas poderosas ao serviço do desenvolvimento Humano sustentável, contudo, com a crescente urbanização e evolução tecnológica, a sociedade do século XXI encontra-se cada vez mais imersa numa “tecnoesfera”. Tal imersão implica uma crescente capacidade de aquisição e controlo de dados das redes distribuídas pertencentes a essas mesmas cidades – incluindo a aquisição de dados pessoais e controlo de redes sociais – acompanhada de um crescente potencial de interacção, automação, optimização dessas redes.
O alcance destas tecnologias sobre comunidades ou indivíduos levanta, pois, questões éticas relativas à forma como os vários sistemas de gestão urbana, cada vez mais capacitados por estas tecnologias, lidam com a dimensão social e humana da cidade. Estas questões requerem atenção, estudo, debate e participação cívica no que diz respeito à programação e introdução efectiva de directrizes éticas no desenvolvimento e uso deste tipo de sistemas, atendendo à sua relação com o Homem.